quarta-feira, 27 de junho de 2007

Atividade 17/17


Análise dos Blogs


Tarefa que parece ser fácil, mas é muito difícil, digo isto porque não é fácil falar do trabalho dos outros quando eu mesma não sou perfeita, estou longe de ser, acredito que todas na medida de suas possibilidades estão fazendo o que podem. Mas já que é necessário, lá vai:


Flávia - As atividades da Flávia estão um pouco atrasadas e nesta semana que passou postou um texto englobando as atividades 8,9,10,11. Não foram feitas muitas alterações no modelo do blog e há poucas imagens. Na barra lateral a foto dela não está aparecendo. Porém, suas postagens são claras.

Helena - O blog da Helena está “recheado” de informações, além de deixar suas postagens em dia, ela procura postar informações adicionais. Não foram feitas muitas alterações no modelo do blog, mas o visual é muito bonito.

Ivonete - Apesar de estar um pouco atrasada, (como eu fico as vezes), nota-se que está tentando recuperar-se. Neste blog também não foram feitas alterações no modelo, e sua barra lateral não foi totalmente explorada, mas acredito que seja porque ainda não chegou às atividades que ensina ou pede alterações.

Joseane - As cores do blog são suaves o que dá uma sensação de tranqüilidade, as alterações no modelo foram às necessárias. As postagens pararam na atividade 17/11, mas são claras. O único detalhe a ser corrigido, o que não é um problema, são as imagens da foto e do local de recados que não aparecem.

Atividade 17/16

Relatório Individual
Nosso grupo ficou um pouco “desfalcado” já que apenas a Neura e a Magda cumpriram a risca o que as atividades pediam. Eu Esoleide, criei apenas o blog e no final postei uma visão geral do Terapad.com, (o que entendi).
Parece que agora os trilhos estão se encontrando.
Na quarta semana, no dia 18/06, logo depois de ter lido as novas atividades, passei no blog de minhas colegas e deixei um recado, depois criei o blog colaborativo, porém, esqueci um detalhe importante que já poderia ter feito o convite, mas no dia seguinte fiz o que deveria, enviei os convites.
Comecei a pesquisar o Terapad e encontrei dificuldades, pois não domino a língua inglesa. Procurei um tradutor na internet e encontrei o Google, e depois o Altavista. Mas mesmo com os tradutores não dava para entender muito bem, estes traduzem o texto na íntegra. Fui ficando cada vez mais ansiosa, pois não estava conseguindo contribuir com minhas colegas. Com mais calma então, tentei novamente e consegui, de um a um dos ícones da primeira página, decifrar quais eram as ferramentas do Terapad.com.
Depois me cadastrei para poder entender melhor e estou estudando este recurso um pouquinho mais.
Quanto às visitas aos blogs, passei e deixei um recadinho, as outras vezes apenas observei e anotei. Confesso fiquei um pouco constrangida na hora de comentar o blog de minhas colegas, por que sei que assim como eu, elas estão aprendendo e alguns podem se sobressair aos outros. Como nossos alunos, também temos muitas diferenças, gostos e limitações.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Atividade 17/14


O Terapad.com é um site que possui muitas possibilidades, até mais que outros blogs, é tudo livre com 2GB de armazenamento, possui ferramentas como:

Paypal ready Shop – neste ambiente podemos criar uma tenda virtual para publicar produtos, que nos comprem, todos mediante Terapad, que logo nos pagará através de Paypal e não importa o que estamos vendendo se muito ou pouco.

Total Design Control (Controle Total do Projeto) – com esta ferramenta podemos escolher pronto ou criar o próprio projeto, podendo mudar absolutamente qualquer coisa, com upload de imagens, redesign radical a disposição ou mesmo vídeo flash diretamente aos bornes.

Discussion Forums – ( Fóruns de Discussão) – onde podemos completar nossos comentários do blog, com um sistema de permissão do editor, é fácil de recrutar e controlar o moderador.

Jobs and CVs Search - ( Trabalhos e Pesquisas) – Se desejarmos abrir site no Monster.com ou informar a posição interna de sua companhia, seu Terapad site pode fazer isso. Através do painel de controle você pode anunciar/divulgar profissões (diretamente ou via agência), requerer um emprego, e assim por diante.
No front-end, seus visitantes podem procurar pó empregos, fazer upload de seus arquivos ou sugestões de novos trabalhos.

Image Gallery - ( Galeria de Imagem) – todas as imagens podem ser organizadas em categorias, a galeria gera thumbnails para o jpg, o gif e o pmg automaticamente, mas se não for o bastante, podemos também fazer upload diretamente através do gerenciador de recursos.

Evant Calendar - ( Calendário de Eventos) – permite que sejam programados eventos, onde os visitantes possam consultá-los futuramente. Os eventos são editados usando as ferramentas do WYSIWYG, podendo até compartilhar um vídeo curto de nossa preferência.

WYSIWYG Editing (Editor WYSIWYG) – Se usamos a mesma ferramenta para editar páginas, postar blogs, eventos e assim por diante, se conseguimos usar o Microsoft Word, conseguiremos usar este também. Tabela, listas, imagens, animações em flash, pesquisas, encentram-se neste programa. Em pouco tempo conseguimos postar nossos conteúdos, tendo um auto controle do código HTML.

News and RSS Feed - (Notícias e alimentação do RSS) – essa ferramenta nos possibilita adicionar ou editar artigos de notícias ou bornes do blog em uma posição conveniente. No RSS, quando alimentamos o updated será mantido, naturalmente, cada vez que usarmos ou alimentarmos nossa notícia ela mantêm-se atualizadas.

Editor Management - (Gerência do Editor) – O Terapad não restringe o número de editores que controlam o local. Se temos 1 ou 1000 editores, o Terapad.com permanece livre.

Visitor Trancking – (Seguindo o Visitante) – Usando essa ferramenta, podemos ver se os visitantes postaram e o que postaram no fórum. Se tivermos uma loja poderemos saber o que o cliente comprou e isso se aplica para qualquer item que tenhamos anunciado em nosso local. É uma ferramenta muito útil.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Atividade 17/13


Pois é, consegui enfim fazer o que tinha que ser feito, apesar de “tropeçar” no meio da atividade, não lembrei que poderia pegar os e-mails das colegas no e-Proinfo e fiquei esperando... Não mandando assim os convites. Depois dei mais uma olhadinha na tabela e lá em cima dizia assim: “No e-proinfo, em Interação, Web Mail, vocês poderão enviar mensagens e entrar em contato com @s colegas de seu grupo.” Desculpem-me meninas. Mas agora o “probleminha” já está resolvido. É só começarmos a trabalhar.

BLOG DO GRUPO 05

Nosso Blog : http://grupo05.blogspot.com/



domingo, 17 de junho de 2007

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Atividade 17/12


Nesta 3ª semana, depois de ter revisado a 2ª , iniciei me organizando, imprimi as atividades e fiz uma apostila, pois sei que esse material será muito útil.
Depois comecei a fazer as atividades da 3ª semana, criei o blog de teste, ao qual dei o nome de Blogtest, e adicionei uma lista de links na barra lateral, netas duas atividades não tive dificuldade, porém, na atividade 17/10 tive que experimentar várias figuras, mas o tamanho não fechou. Vou continuar experimentando.
A atividade 17/11 foi tranqüila, mudei cores, letras com facilidade (não gostei muito), vou mudar novamente até encontrar o que mais me agrade.

Atividade 17/7




Andei mexendo.“Fucei”, experimentei, espiei, comparei, imitei, brinquei muito prof’s. Consegui colocar calendário, mudar o cursor (que já desapareceu, não sei porque, mas vou descobrir). Contudo, o que fiz mesmo na 2ª semana foi conhecer e compreender melhor as configurações. Acho que estou melhorando a cada dia, mesmo demorando um pouco. Mas o que importa é que estou aprendendo, e espero aprender muito mais.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Atividade 17/11

Mudando Fontes e Cores.


Atividade 17/10

Aí está o novo Nav Bar (Cabeçalho) do Blog de Teste.



Atividade 17/9

Adicionei a lista de links no meu Blog de Teste.


Atividade 17/8

Aí está o meu blog de teste, o endereço dele é: http://testeonline.blogspot.com/





terça-feira, 12 de junho de 2007

Atividade 17/4


Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem on-line de Suzana de Souza Gutierrez


Confesso que antes deste PROA ainda não havia ouvido falar sobre RSS/Atom/Feed. Por isso tive que ler várias vezes o texto da Suzana Gutirrez e cheguei a conclusão que o RSS é um formato de distribuição de informações pela internet, ao usá-lo ficamos sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada, sem ter que navegar até o site ou blog.
Entendi melhor quando imaginei a seguinte situação: eu Esoleide, gosto de ler novidades dos blogs do PROA 17B, mas sou uma pessoa muito ocupada, não tenho muito tempo para abrir cada um dos blogs, então eu resolvo usar os serviços do RSS de cada blog, assim fico sabendo rapidamente quando algo novo foi disponibilizado.
É uma forma de acessar conteúdos rapidamente, basicamente um arquivo de texto organizado de maneira a informar as últimas atualizações de conteúdos.
Quanto ao Atom, ele faz a mesma coisa que o RSS. Pode-se preferir um a outro depende de cada usuário.
De acordo com o texto o uso destes recursos vem crescendo rapidamente na internet, imagino que seja pela agilidade na leitura de conteúdos sem ter que acessar o blog ou site e por ser uma tecnologia sem custos.
O RSS também abre muitas possibilidades para a educação, pois pode ser utilizado como um meio/objeto de ensino aprendizagem, só que com algumas vantagens, pois tem uma vida mais longa do que os objetos materiais, como um cartaz ou um jornal. Porém se não soubermos usá-los podem ser apenas mais um meio.
Resumindo, o RSS e o Atom são também conhecidos como Feeds (que em inglês significa “alimentar”) e são formas alternativas de acessar o conteúdo de sites ou blogs.
Contudo, precisamos de um programa que saberá o que fazer com isso, o famoso Agregador, então nos foi apresentado um (talvez o mais usado, não sei), o Bloglines (http://www.bloglines.com/), que proporciona todo este trabalho, possibilitando o acesso a todas as novidades dos blogs e sites que agregamos a um único site.
Concordo com o texto quando coloca que falta muito para que esta tecnologia possa integrar as práticas educativas, pois muitas escolas ainda não possuem computadores e as que possuem não usam por medo de estragar ou não usam adequadamente. E ainda temos aquele probleminha, comum, os professores em sua maioria não estão dispostos a mudar seu estilo de ensino, mudança exige trabalho, estudo, planejamento, e como muitos não estão dispostos continuam dizendo aquelas frases bem conhecidas: “Em time que está ganhando, não se mexe”, “Isso é modismo”, “Eu não ganho para isso”,” Isso não é pra mim”, “Vou deixar para os mais jovens”, “Ensinei muito bem até aqui, por que iria mudar” e outras que não lembro no momento. E esta mentalidade está longe de ser mudada. Como diz aquela música, acho que é do Lulu Santos: “Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade”.

Atividade 17/6


Estou conhecendo melhor o Bloglines, mas já percebi que é uma ferramenta excelente, nele é possível ler e acompanhar tudo o que há de novo nos blogs e sites dependendo do que assinamos, nos possibilitando maior agilidade.
Visitei todos os blogs e de maneira geral achei muito bem elaborados e bonitos, porém deixei comentário apenas em alguns deles, por isso vou falar apenas desses. No blog da Marlene observei que ela evoluiu muito quanto à construção, deixei recado para a Adriane, que também está caminhando para o sucesso, o blog da Salete, que maravilha, além de estar em dia com as atividades, deixou o visual ainda mais bonito colocando calendário, relógio e mudando o cursor. A exemplo dela também tem outros, como o da Ermelina que também está muito bonito, ela adicionou um mural de recados e nos saúda com uma plaqueta de Bem Vindos. A Bia não deixou por menos, tem muitas novidades, inclusive links interessantes, é muito bom visualizar blogs assim. E por último, mas não menos bonito está o blog da Elke, que maravilha colega, parabéns mudou até o cabeçalho, e ficou lindo, espero um dia ser como vocês.
Citei aqui apenas os blogs que comentei. Observei que muitos outros estão bonitos e outros que ainda estão caminhando para isso.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Encontrei dificuldade na hora de me registrar no Bloglines, pois o e-mail de confirmação não chegava e então eu não podia seguir em frente. Mas com uma “dica” que a professora Íris deu, abri um novo e-mail no gmail, fiz o processo todo novamente e tudo deu certo. Então, adicionei o Blog do PROA 17 e os Blogs dos colegas, agora estou conhecendo melhor esta poderosa ferramenta que é o Blogline.
Página do Bloglines

domingo, 10 de junho de 2007

Atividade 17/3 - Reflexão

Minha expectativa para o PROA17 é grande. A primeira semana tudo ocorreu bem. Primeiro as leituras para saber o que deveria ser feito, depois fiz meu blog, mudei várias vezes até que encontrei um que fosse razoavelmente interessante, sei que posso melhorar muito (e vou). Logo depois comecei a visitar todos os sites e blogs sugeridos, observei que a maioria eram blogs e de maneira geral blogspot. Cheguei a conclusão que os Blogs são mais fáceis de serem criados e trabalhados. Os blogs têm: interatividade direta com o público (Comentários), atualizações periódicas que normalmente são divulgadas (Arquivo), opinião do autor sobre algum tema específico ou não (Posts), ferramenta que faz a estrutura do blog (Blogger, Blig, WP...), dispensa conhecimento em qualquer linguagem de programação(HTML, ASP...). Os Sites tem: paginação ligada em hiperlinks, a comunicação com o leitor normalmente é feita via e-mail, necessita-se de conhecimento mínimo em HTML, normalmente tem a home page, um ponto inicial para outras páginas. Mas tanto Site quanto o Blog podem ser restrito para determinados leitores ou aberto, sobre um assunto apenas ou vários, dividido em categorias e é um instrumento de publicidade.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Atividade Semana 1

Tridisciplina - blog de disciplina
link: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/
Site criado por um grupo de pessoas com diferentes propostas (várias disciplinas), onde todos interagem e deixam sua contribuição.
Possue links que levam para blogs de textos,comentários, resenhas, reflexões em diversas áreas, cada blog com um tema específico.

Sérgio Lima - blog de professor
link: http://sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php?blog=1
Site para documentar o que o professor gosta e usa em seu dia a dia, os principais assuntos comentados são: física, educação e tecnologia, entre outros.
Neste site o professor dá dicas e deixa o seu recado, um bom blog para interagir e discutir sobre os assuntos postados.

Relatos de Experiências - experiências e projetos na área da educação
link: http://quemfaz.blogspot.com/
Blog voltado a relatar experiências realizadas em Escolas Públicas, usando as tecnologias.
Fazer projetos aplicá-los e segurar suas experiências para si é egoísmo, e não estará contribuindo em nada com a educação, achei válida a idéia deste blog, pois é desta forma que deveria ser, por mais “banal” que alguém possa achar é de grande valia, pois lendo saberei se aquela experiência deu certo, ou não.

Gutierrez/su - blog de professorlink: http://www.gutierrez.pro.br/
Este site é muito criativo, tem um designe muito lindo, chama a atenção, nos chama a ler o seu conteúdo. Gostei também do EU/Perfil, é sempre bom conhecer um pouco da pessoa a qual estamos “desfrutando” de suas idéias.
E como não poderia deixar de comentar, adorei também o link projetos, pois descreve os projetos em que ela esteve, ou está envolvida. E o link textos então, é uma maravilha. Um blog onde podemos entrar e nos deliciar e com certeza aprender muito.
E qual não foi a minha surpresa quando cliquei links e lá estava o meu link/Esoleide. Oba! Estou na rede!!!!!

Vamos blogar? - blog educacional colaborativo
link: http://vamosblogarbr.blogspot.com/
Um blog onde um grupo de pessoas envolvidas em um determinado assunto, no caso, tecnologia educacionais, compartilham conhecimentos e experiências.
Compartilhando é que as “coisas andam”, juntando um pouco com outro pouco fica muito.
Encontrei um link que amei, sobre experências com Web Quest, tenho muito interesse neste assunto acho uma grande ferramenta para um aprendizado mais “feliz”, digo feliz pois os alunos ao mesmo tempo que aprendem fazendo o que gostam.

[zaptlogs] - blog de projeto
link: http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
Volatado a um projeto de pesquisa. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores.
Gostei da reflexão de 12/01/2004, quando fala sobre o formato dos blogs, também acho qua a maioria “cai” na “mesmice”, por isso espero fazer a diferença, só não sei como.


Vida de Professor - blog de professor, outro país, outra realidade.link: http://vidadeprofesor.blogia.com/
Pelo que observei trata-se de um blog para interação entre professores de várias nacionalidades.
A enquete que pergunta: É possível um diálogo entre civilizações? Vem bem a calhar, acho que todos os educadores deveriam ter a oportunidade de conhecer e comunicar-se com educadores de todo o mundo. Penso que pelo menos professores de história, geografia e sociologia, pois falar e ensinar sobre algo que não conhece é difícil.


Vivência Pedagógica - educação e tecnologia
link: http://www.vivenciapedagogica.com.br/
Notei que este blog tem um link no Blog “Vamos Blogar”, eu já o havia visitado pois achei muito interessante, pois fala de um assunto que muito me interessa, WebQuest, como já mencionei antes.
Neste site, eu posso me cadastrar e desfrutar de muitos outros textos e estudos. Tem como comentar, ler mais sobre os assuntos, posso indicar à alguém, possui dicas, softwares, notícias, outros links...
Tem como objetivo focar a atuação na área de Educação e Tecnologia, prestando serviços para instituições públicas e privadas.
A principal característica é desenvolver propostas práticas, em que os participantes realmente vivenciem os processos necessários para adquirirem familiaridade com os temas abordados, relacionando as teorias com as vivências e necessidades. Mantém freqüente interação com educadores de todo o Brasil.


Palavra Aberta - projeto
link: http://palavraaberta.blogspot.com/
Tem como objetivo o intercâmbio de idéias no ciberespaço, sobre o projeto em questão. Destina-se a troca de experiências, depoimentos, sugestões e questionamentos....
Divulga texto produzidos por alunos do ensino fundamental e médio, a partir de discussão sobre o tema proposto, principalmente sobre vídeos publicados no blog, como também sobre imagens, animações e textos.
Eu não sabia que o blogspot nos possibilita tantas ferramentas assim, o problema e saber como disponibilizar em nosso blog.


O mundo encantado de Cecília Meirelles - poesias - dedicado às crianças
link: http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/
Achei este blog uma gracinha, colorido, lindo, próprio para criança e para quem ainda não deixou de ser criança. Dá até vontade de ler poesia.
Blog criado para as crianças aprenderem a gostar de poesia e de Cecília Meirelles, instiga a criança a participar, lá tem:
Cantinho da Poesia: Poderão suas poesias
Cantinho da Pintura: Poderão conhecer pintores famosos e colocar também seus desenhos e pinturas.
No Cantinho do Folclore poderão encontrar adivinhações, parlendas, ditados populares, trava-línguas e manifestações do folclore na linguagem popular.
Também instrui as crianças como se comportar quando está na internet e ainda disponibiliza vários outros links para crianças.


Blogosfera Marli - blog de proferssor
link: http://blogosferamarli.blogspot.com/
Este blog tem por objetivo divulgar experiências educativas.
Muito interessante, lá encontrei uma postagem de 27 de novembro de 2006 que apresenta outro blog: “Fazendo Blogs”, que vai me ajudar e muito.


Vidas Secas - projeto
link: http://blogosferamarli.blogspot.com/
Disponibilizado através de um link no Blog da Marli, mesma autora, tem como objetivo também divulgar suas experiências educativas.


Leitura e Escrita na Escola - projeto
link: http://leituraescola.blogspot.com/
Tem como objetivo, indicações, comentários e sugestões metodológicas para leitura e escrita escolar. Sugere links, sites e principalmente livros.